sexta-feira, 10 de julho de 2009

Doença, sintomas & Tratamento.


COCCIDIOSIS




AGENTE CAUSAL


Duas espécies de parasitas diminutos:
- Eimeria Labbeana
- Eimeria Columbarum

SINTOMAS


Duas formas:
- Subclinica: próprio dos pombos adultos. Não há sintoma mas diminui o rendimento desportivo. Há certa imunidade.
- Propriamente dita: Ataca os borrachos a partir da terceira semana de idade. Material fecal aquosa e descolorada, ás vezes é sanguinolenta (nunca é líquida e verde). Perda de peso e forma. Perda de cor da Íris do olho mudança para grisalho. Mucosa da boca e da garganta fica pálidas, (anemia) Plumagem opaca.

DIAGNOSTICO: Análises de material fecal.

TRATAMENTO


Sulfamidas "o uso continuado no olho, provoca danos a nível renal"
Amprolium e Cloazuril - seguir as recomendações da bula.
Toltrazuril (Baycox Mr.) este é muito eficaz,
Se a coccidiose é a suspeita como a causa da diarréia, então o uso de Bycox 5% é a solução perfeita. O Baycox 5% demonstrou terbenefícios significativos no controle, e em particular quando utilizado profilaticamente.
O Baycox 5% pode ser administrado simultaneamente com ferro dextrano e antibiótico como a enrofloxacina, sem causar efeitos adversos"
Modo de usar: 3 gotas a cada 100 ml. Trocar a água diariamente. O tratamento deverá ser realizado durante o período de 14 dias.
O produto é estável na água durante 48 horas.
Sulfaquinolaxia, amprolium e a sulfametaxina, administrar junto para evitar a resistência dos protozoários. Seguir a dosagem recomendada na embalagem, misturar os medicamentos e dar a dosagem como se fosse um só (não é o total da mistura).
Administrar complexos vitamínicos como vitamina K
Hidrac ou Pedyalit.(soros rehidratantes).

PROFILAXIA


Caso o Baycox for insuficiente ( o que é muito improvável). Alternar as drogas acima mencionadas cada 30 dias em forma preventiva. Podem-se administrar juntamente com o tratamento contra tricomonas. Uma vez terminado o tratamento dar um choque vitamínico durante 3-4 dias (potenay ou vitagold).
Limpeza a fundo e desinfecção geral (não esquecer que os ovos de coccidios se reproduzem na material fecal acumulada no chão ou bandejas sendo necessárias três condições: temperatura, umidade e oxigênio. Por isso devemos evitar a umidade). Pombal seco é saúde!
Usar lysoform que é super eficiente e maçarico (lança-chamas)
Fonte: Gestão Pombal
Matheus Rangel
Programador Webmaster

Nenhum comentário:

Postar um comentário