quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Doença, sintomas & Tratamento.

PIOLHOS, ÁCAROS, DÍPTEROS, CARRAÇAS

DESCRIÇÃO
Respeitante ao tema não vou estender-me, somente direi que existem piolhos, ácaros, moscas e carraças nos pombos e que provocam imensos danos na plumagem, ás vezes seriamente.
A melhor forma de combatê-los é mediante um banho de aspersão (pulverização direta no pombo), mas nunca de imersão. Também há que ter em conta que os produtos derivados das piretrinas que são os indicados para aplicação direta nos pombos e dos organofosforados que são tóxicos para as aves, e ainda que não se manifestem sintomas de intoxicação, podem provocar baixos rendimentos nos concursos.
Verificar sempre a bula do produto a ser usado, todos os que contêm piretróides e cipermetrinas podem ser aplicados direto nos pombos (proteger a cabeça do pombo) e devem ser usados para aplicar nas instalações do pombal, os produtos que contem organofosforados só devem ser aplicados nas instalações e é indicado para isso por controlar parasitas e insetos que não são afetados pelos piretróides.
Ao aplicar os organofosforados nas instalações, retirar os pombos do local e só reintroduzi-los depois de duas horas e quando estiver completamente seco. Usar também o lança-chamas, elimina-se a maior parte dos ácaros do pó, e depois lavar com água pressurizada e pulverizar.
TRATAMENTO
Existem dezenas de produtos piretróides, atente sempre para a fórmula, ao comprar, tire a dúvida com o vendedor, não corram riscos desnecessários.
1 ml/litro de água e pulverizar os pombos por baixo das asas, nas costas e caudas, em toda extensão da asa, só não aplique na cabeça, proteja os olhos dos pombos.
Antes de embarcar pombos para provas, faça uma solução de 2 ml/litro de água e com uma esponja, passe no corpo do pombo e costas (sem encharcar) pode ser usado também o óleo de neem para essa operação, previne-se que seus pombos venham carregados de parasitas (infelizmente, muitos columbófilos não cuidam devidamente dos seus pombos, não tomaram consciência dessa responsabilidade para com os colegas)
PROFILAXIA
Vacinação com ivermectina (ivomec) aplicar 4 gotas no bico (deixar cair na garganta) micro-gotas da ponta da agulha, previne os vermes e ácaros dos pulmões, aplicar a cada 3 meses.
Limpeza - higiene. - Desinfecção - observar os manejos para salmonelose.
Sem limpeza impecável, nada feito.
Na água de banho, colocar vinagre e sal (uma colher de sopa se sal e um copo americano de vinagre) ou óleo de neem (0,5 ml por litro de água) – os pombos podem beber dessa solução sem problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário