quinta-feira, 25 de março de 2010

Criador de pombo-correio lamenta uso de pombos de rua a favor do crime

Criador de pombo-correio lamenta uso de pombos de rua a favor do crime

Criadores de pombos-correios lamentaram a notícia de que algumas aves estão sendo usadas a favor da criminalidade, como mostrou uma reportagem do Jornal Nacional na segunda-feira (23). Na penitenciária de Marília, a 444 km da capital paulista, presos criavam pombos para que transportassem drogas e peças de celulares.

“Já ouvi falar (sobre esse uso dos pássaros), mas nunca tinha constatado nada disso. Usamos o pombo-correio para levar mensagens ou em competição, mas tem gente que tira proveito disso”, afirmou na noite de segunda-feira (23) o criador Felix Ângelo Buonafine.

Presidente da Sociedade Columbófila A. Rolinha, com sede em São Paulo, Buonafine admitiu que é difícil controlar os criadores clandestinos, que nem sempre usam o pombo para a prática do esporte. “Quando a gente descobre, procuramos reprimir, mas é difícil”. Buonafine estima que existam cerca de 3 mil criadores oficiais no país.

Ele contou que há 20 anos essa comunidade chegou a ser alertada pela polícia de que os uso dos pombos poderia ser criminoso. “Pediram para a gente ter mais critérios com relação aos sócios (novos). Desconfiavam de algo. Mas sempre tomamos cuidado”, disse Buonafine, em referência às pessoas que pretendem se filiar nas federações e entidades criadoras de pombos-correios.

Também integrante da Sociedade Columbófila A. Rolinha, Brasílio Marcandoro Neto garantiu que as aves exibidas na reportagem não eram pombos-correios. “Aquilo era pombo comum. O bico do pombo-correio é mais desenvolvido e a plumagem, mais bonita”, explicou.
Os criadores contaram que qualquer um pode criar um pombo e ensiná-lo a sempre voltar para casa, porque as aves fazem isso por instinto. No caso da penitenciária de Marília, o ninho era ali mesmo. Além da diferença na aparência, outro detalhe que distingue uma ave de competição é que ela vem com anilha de identificação.
Uma ave desta espécie pesa em torno de 350g e não poderia carregar mais do que 100g. Buonafine lembrou que o controle da prática de levar e trazer mensagem por meio dos pombos é antiga. “Na Revolução de 32 (Revolução Constitucionalista de 1932), os militares controlavam os pombos-correios. Proibiam para evitar mensagens perigosas de inimigos”.

9 comentários:

  1. leonardo vendo bebedor para pombo
    minibomba@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. VENDE-SE COMEDOR E BEBEDOURO DE POMBO
    Twitter: @minibomba1

    ResponderExcluir
  3. vend -se aproximadamente 100 pombos correios voadores anilhados tel 37 88 31 8582

    ResponderExcluir
  4. Eu achei na rua um pombo com um ferimento no peito,coloquei em uma caixinha e estou tentando ajuda-lo.Tem tanta gente contra e nenhuma que me ajude,o pombo e um bichinho considerado como se fosse um rato uma barata,só encontro gente debochada.mata esse bicho logo,e por ai......preciso de ajuda ,o que faco ,como cuidar do pombinho???????

    ResponderExcluir
  5. Eu achei na rua um pombo com um ferimento no peito,coloquei em uma caixinha e estou tentando ajuda-lo.Tem tanta gente contra e nenhuma que me ajude,o pombo e um bichinho considerado como se fosse um rato uma barata,só encontro gente debochada.mata esse bicho logo,e por ai......preciso de ajuda ,o que faco ,como cuidar do pombinho???????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuide bem dele em casa, consulte um especialista em aves, não é difícil de encontrar, já tratei pombos naturalmente com ferimentos que não são tão graves.

      Excluir
  6. Por favor Criador dos Campos dos Goytacazes RJ, estou tentando entrar em contato com você a tempo. Me responda, gostaria de comprar pombo correio.

    ResponderExcluir