segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

COMO PROCEDER NA CHEGADADE DE UM CONCURSO

REFLEXÃO: Será que algum Columbófilo vai ao seu Médico particular ou ao Médico de família pedir um Medicamento, porque vai estar doente daqui a 15 dias, ou que vai ter uma Gripe ou uma Amigdalite daqui a uma ou duas Semanas? Claro que ninguém.

Então se ninguém vai pedir ou tomar antecipadamente qualquer Medicamento, porque dar aos nossos Pombos Medicamentos antecipados! Por quê? Será psicológico?

CONCLUSÃO: Este será certamente o problema que mais intriga os jovens Columbófilos, como proceder na chegada dos seus Pombos após um concurso, e quais os Preventivos a fazer. Penso que estes jovens estão um pouco confusos pelo fato de lerem certas brochuras de alguns Laboratórios e ouvirem aqui e acolá que se deve utilizar este ou aquele Antibiótico após a chegada dos seus queridos Pombos de uma Prova Desportiva.

Não, não será assim, ninguém no Mundo Desportivo toma qualquer Antibiótico após terminar a sua prova. Quem já praticou Desporto sabe que isto é verdade, e a Columbofilia não será exceção.
Muitos são os Columbófilos que começam a ficar preocupados e a colocar as suas perguntas em relação a este assunto. A minha resposta será normal e a que penso, porque o Pombo não será nenhuma galinha de Aviário, não tem que tomar tantos Medicamentos para engordar a força e depois ir para abate e não adoecer antes.

O Pombo-Correio é uma Ave de Desporto de alta competição e temos que a respeitar como tal.

Teremos que ter certo cuidado com os nossos Pombos evitando o abuso de Medicamentos, porque estes não favorecem em nada o organismo e, pelo contrário, podem prejudicar lentamente as grandes funções dos órgãos internos como o FIGADO e os RINS ou outros.

Parece-me que será inútil incomodar os nossos Pombos com certos Medicamentos, sobretudo se as Aves se encontrarem em Forma, se fizerem uma boa Prova Desportiva, mas temos consciência que durante a prova os Pombos vão acumulando substâncias Tóxicas provenientes da mobilização das reservas que têm no organismo de Glicogênio e de Lipídios, que estes se transformam em Ácido – Láctico e Ácido – Úrico, que será fator do seu próprio esforço, e para recuperar este esforço temos que ter em atenção duas situações.

- Manter o Pombo calmo e numa zona bem arejada, sem apanhar correntes de ar, de modo que permita uma boa Reoxigenação de todo o organismo, para que a freqüência Respiratória e Cardíaca regresse ao normal.

2 ª - Dar de beber em primeira instância um bom Eletrólito – Glicosado ou com Magnésio para uma boa recuperação Muscular, e para que os resíduos metabólicos se eliminem lentamente. Para isso será preciso esperar 12 a 24 horas, para que o organismo do Pombo fique completamente recuperado e com boa Oxigenação Sanguínea.

A administração de Medicamentos durante este lapso de tempo só retardará a recuperação do Pombo, assim como a limpeza interna do organismo. Com uma agravante: se o Medicamento for agressivo e de sabor intenso os Pombos bebem menos Água, o que vai prejudicar a função Renal, ou seja, os Rins não funcionam nas devidas condições e a recuperação será bastante lenta para o concurso seguinte.

Por outro lado alguém poderá dizer que durante o encestamento e concurso os Pombos podem ficar infectados: VIRUS – FUNGOS – PROTOZOÁRIOS ou outros, mas não existe a necessidade de utilizar Antibióticos, porque hoje em dia temos, na Medicina Convencional como na Medicina Veterinária, Anti – Inflamatórios e Anti – Viricos com resultados extraordinários, sem colocar em perigo a recuperação e Saúde dos nossos Pombos.

Na prática do dia a dia e ao longo de anos como Columbófilo e Técnico, a experiência me vêm dizendo que dar muitos Medicamentos aos Pombos não leva o Columbófilo a lado algum, mas em caso de desconfiança de alguma Doença deve consultar o Medico Veterinário ou um Técnico Especializado.

Para os mais jovens columbófilos quero apenas dizer que o grande sucesso da prova que vem a seguir será a boa recuperação orgânica do Pombo na chegada do concurso anterior, porque as 12 a 24 horas são primordiais na recuperação dos Pombos: BOA OXIGENAÇÃO – BOA ALIMENTAÇÃO - BOA ELECTROLICTO – DESCANSO TOTAL são bases fundamentais.

Nunca se devem administrar às cegas certos Medicamentos porque estes podem ser desastrosos para os Pombos, visto estes terem uns Rins muito sensíveis e certos produtos poder provocar uma doença Renal, de seu nome “NEFRITIS” ou inflamação dos Rins, o que leva muitas vezes à ruína de um bom Pombo Correio.

Com água limpa os Pombos também mantêm uma Saúde perfeita e ganham grandes prêmios, por isso muito cuidado com os Medicamentos fora de tempo e descontrolados.
É este o meu conselho aos jovens, porque tudo não passa de uma mentalidade e uma questão psicológica.

BOA CAMPANHA DESPORTIVA 2011
*Fonte Yahoogrupo.

4 comentários:

  1. Leonardo Lima

    MATHEUS RANGEL, meus parabéns por esse blog, esclarece muito bem, as questões para aqueles iniciantes na amante vida da columbofilia, iniciantes tem condições de na sua primeira colonia fazer as coisas certas, aprendendo oque foi ensinado aqui, pois vc sabe bem, que ainda existe aqueles que nao gostao de ensinar pois se levam muitos anos... de erros e acertos, tem columbófilos antigos que nao gostam de ensinar .

    desde ja quero parabenizar.. pela iniciativa muito bom o Blog vou salvar como favorito.. parabéns mesmo eu gostei e muito.. muito esclarecedor.

    Ass: Leonardo Lima de Conselheiro Lafaiete - MG

    email : leorodrigueslima@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Ola Leonardo Lima, com certeza nosso intuito é ajudar aos iniciantes e também dar algumas dicas aos criadores mais experientes e fico feliz por você ter feitor esse comentário !!! Eu ( Matheus Rangel ) e Leo Pirez, que fazemos as postagens aqui no BLOG, tentamos de todo jeito auxiliar nossos leitores com matérias praticas e de fácil entendimento !!! se precisar de qualquer ajuda basta entrar em contato conosco !!! Grande Abraço !!!

    Matheus Rangel.

    ResponderExcluir
  3. adilsonrmartin@hotmail.com20 de outubro de 2011 às 15:30

    Meus agradecimentos a UCCG. pois vocêis me colocaram na columbofilia
    e estão sempre procurando passar.o melhor em termo de aprendizado para os apreciadores.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela feliz colocação que vcs fizeram sobre o assunto irei divulgar com louvor esse blog

    ResponderExcluir