quinta-feira, 25 de março de 2010

POMBO-CORREIO ENSINADO VOA ATÉ MIL QUILÔMETRO POR DIA.

Isso sim é pombo correio!
“O pombo -correio é um cavalo de corrida e o pombo comum é um pangaré ”. Essa é a comparação feita pelo criador de pombos -correio José Manoel Figueira Quintal, de 61 anos. Ele explica que uma ave comum pode até fazer o serviço de pombo-correio, mas está muito distante da eficiência e qualidade da que foi treinada. Quintal conta que os presos da penitenciária de Sorocaba (suspeitos de usar pombos para colocar celulares na cadeia) podem ter criado aves comuns para fazer esse papel.
“Mas o pombo comum não tem forças para voar grandes distâncias”, conta. O pombo -correio sempre volta para seu ninho de origem ou onde ele foi criado desde filhote. “Um pombo -correio pode voar até mil quilômetros em um dia, numa velocidade de 100 km/h”, diz o criador.

Britânicos queriam usar pombos-correio contra nazistas, mostra documentos.

Londres, 31 ago (EFE).- Os serviços de espionagem britânicos elaboraram um plano para usar pombos-correio para enganar os nazistas na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), segundo os documentos secretos desclassificados hoje no Reino Unido.
O MI4, departamento do Diretório Britânico de Inteligência Militar, quis despistar o inimigo com o envio de pombos portadores de informação falsa à França antes do Dia D, o desembarque em 1944 das tropas aliadas na Normandia (noroeste francês).
Segundo os documentos, divulgados pelo Arquivo Nacional de Kew (oeste de Londres), os serviços secretos britânicos pensaram nesse plano depois de os alemães interceptarem pombos que transportavam notas dos aliados.
Os documentos mostram que os aliados mandaram milhares de aves com informações para ajudar a resistência francesa durante a ocupação alemã no país.
No entanto, só 10% dessas aves retornaram à Inglaterra, "por isso é preciso assumir que grande quantidade caiu em mãos alemãs", conclui, em carta, o capitão Guy Liddell.
Em 1943, o MI4 decidiu se aproveitar da circunstância e defendeu o envio de pombas com dados falsos, que dessem a entender à inteligência nazista que a invasão aliada aconteceria em Pas de Calais, região situada mais ao norte que a Normandia.
"Por enquanto, os pombos estão sendo lançados em pára-quedas no território ocupado", escreve, em uma carta, o tenente-coronel Tommy Robertson, ao relatar que "um questionário acompanha cada pombo".
"Parece-me que é um meio possível de enganar o inimigo", diz.
No entanto, o plano não chegou a ser colocado em prática, disse o professor Christopher Andrew, historiador oficial dos serviços secretos britânicos.
"O uso de pombos para levar informação enganosa sobre o desembarque do Dia D foi uma idéia certamente considerada, embora o plano não tenha sido aplicado ao final", conclui Andrew.

Criador de pombo-correio lamenta uso de pombos de rua a favor do crime

Criador de pombo-correio lamenta uso de pombos de rua a favor do crime

Criadores de pombos-correios lamentaram a notícia de que algumas aves estão sendo usadas a favor da criminalidade, como mostrou uma reportagem do Jornal Nacional na segunda-feira (23). Na penitenciária de Marília, a 444 km da capital paulista, presos criavam pombos para que transportassem drogas e peças de celulares.

“Já ouvi falar (sobre esse uso dos pássaros), mas nunca tinha constatado nada disso. Usamos o pombo-correio para levar mensagens ou em competição, mas tem gente que tira proveito disso”, afirmou na noite de segunda-feira (23) o criador Felix Ângelo Buonafine.

Presidente da Sociedade Columbófila A. Rolinha, com sede em São Paulo, Buonafine admitiu que é difícil controlar os criadores clandestinos, que nem sempre usam o pombo para a prática do esporte. “Quando a gente descobre, procuramos reprimir, mas é difícil”. Buonafine estima que existam cerca de 3 mil criadores oficiais no país.

Ele contou que há 20 anos essa comunidade chegou a ser alertada pela polícia de que os uso dos pombos poderia ser criminoso. “Pediram para a gente ter mais critérios com relação aos sócios (novos). Desconfiavam de algo. Mas sempre tomamos cuidado”, disse Buonafine, em referência às pessoas que pretendem se filiar nas federações e entidades criadoras de pombos-correios.

Também integrante da Sociedade Columbófila A. Rolinha, Brasílio Marcandoro Neto garantiu que as aves exibidas na reportagem não eram pombos-correios. “Aquilo era pombo comum. O bico do pombo-correio é mais desenvolvido e a plumagem, mais bonita”, explicou.
Os criadores contaram que qualquer um pode criar um pombo e ensiná-lo a sempre voltar para casa, porque as aves fazem isso por instinto. No caso da penitenciária de Marília, o ninho era ali mesmo. Além da diferença na aparência, outro detalhe que distingue uma ave de competição é que ela vem com anilha de identificação.
Uma ave desta espécie pesa em torno de 350g e não poderia carregar mais do que 100g. Buonafine lembrou que o controle da prática de levar e trazer mensagem por meio dos pombos é antiga. “Na Revolução de 32 (Revolução Constitucionalista de 1932), os militares controlavam os pombos-correios. Proibiam para evitar mensagens perigosas de inimigos”.

Morador de São Bernardo faz criação de pombos correio

Morador de São Bernardo faz criação de pombos correio

Eles estão em todos os lugares. Utilizados na Grécia Antiga e nas guerras mundiais, os pombos correio são hoje os animais preferidos de José Correa.

Veja o vídeo abaixo:
http://mais.uol.com.br/view/231415

quarta-feira, 24 de março de 2010

JORGE GOMES VICE PRESIDENTE DA FMC FAZ SEUS AGRADECIMENTO AO PESSOAL QUE PARTICIPOU DO 4° SALÃO DO POMBO EM BELO HORIZONTE.

"S A U D A Ç Õ E S  C O L U M B Ó F I L A S "


Ernesto Argentino e seu filho Tomás Ott proprietários do columbódromo Argentino, maykon vice tesoureiro da (UCCG), Leonardo tesoureiro da (UCCG) e Jorge Gmoes Vice Presidente da FMC.
Meus parabéns aos organizadores desse grande evento, foi bom demais.(Leonardo)



Que maravilha foi estar agregado ao seio da família columbófila brasileira, durante o evento do 4º SALÃO DO POMBO CORREIO EM BELO HORIZONTE, no último dia 06 de março de 2010. Mais um grande sucesso da columbofilia mineira, onde reuniram-se as maiores estrelas da columbofilia brasileira e internacional. Destaque especial pelas presenças dos ilustres amigos e columbófilos, Ernesto e Tomás Ott – Columbófilos Argentinos e proprietários do Columbódromo Internacional da Argentina. Estrela maior da festa foi a presença e a grandiosa obra do meu grande amigo Helvécio de Juiz de Fora, que com maestria nos preparou um belo almoço, sempre acompanhado pelos incansáveis, Bergo/Juiz de Fora, Paulo Marteleto/Barbacena e Japão de Congonhas, sem contar outros tantos batalhadores anônimos ou aqui esquecidos, não pela lembrança, más por comporem um grande números de colaboradores, que desde o amanhecer de sexta-feira, se revezavam entre organização de gaiolas, distribuição das mesas, limpeza do salão, recepção e distribuição das bebidas, etc....etc.. ...etc... .., nesta roda ainda contamos com os amigos de Campos, Viçosa, Ubá e Moc.
Em nome da Federação Mineira externo meus sinceros agradecimentos a todos, mesmo aos ausentes que torceram pelo êxito, o sucesso foi feito por vocês, pela presença de vocês pela ajuda e colaboração de todos vocês.
Rogo a Deus em sua infinita misericórdia e bondade, a recompensa por todo carinho e atenção dedicado a nossa causa columbófila.
Foi um show de alegria, cidadania e solidariedade, tivemos a oportunidade de comemorar o dia internacional das mulheres com um belo parabéns pra você e até bolo teve!

Que legal, a família columbófila mostrou a sua força, não só para festejar, mas, sobretudo, para cumprir o seu papel de construtora social, fazendo a sua parte, pequena, modesta, mas, calorosa, gigante na ação de ajuda as causas justas com aqueles que necessitam.

Há coisas que não tem preço, não se compram, não se vendem, "exercita-se" assim é a cidadania, é exercitando- a a cada fração de segundos, que ela se perpetua.

Muito obrigado família columbófila, vocês foram nota 10.
Valeu!!!!!!! !!!!!!!!! !!!!!!!!! !!!!!!!!! !!!!!!!
Obrigadôoooooooooooo o! !!!!!!!!! !!!!!!!!! !!!!!!!!!

Até Campos - MAIO/2010... . já estou com saudades!

Reportagem:Jorge Antônio Gomes/Vie-Presidente da FMC.

Algumas imagens interessantes para o iniciante à Columbofilia

Iniciação ao pombo correio


Quando se inicia a criação de pombos correio existem importantes factores que devem ser considerados para que se obtenha sucesso:

1. O futuro columbófilo deve realmente gostar de pombos.

2. É suposto adquirir conhecimento das capacidades, limitações e hábitos dos pombos.

3. Estar Consciente e disponível para, regularmente, alimentar e exercitar os seus pássaros.

4. Ser Paciente porque é necessário consideráveis tempos e esforços para treinar os pombos.

5. Ser Asseado porque o seu pombal deve ser mantido limpo e em condições sanitárias.

6. Ser Organizado para poder manter os registos relativos aos pombos legíveis e actualizados.

7. Ser Observador minucioso afim de estar atento ao que se passa no seu pombal e aprender as características individuais dos pombos no seu pombal.

8. Ser Perseverante e ter habilidade para concentrar-se e planear todos aspectos que envolve os pombos e o pombal.


Os Recursos para competir com pombos são basicamente os seguintes:

1. Pombos.

2. Alimentação e medicamentos básicos

3. Uma colectividade

4. Recursos Financeiros

5. Pombal e coordenada.

6. Cronometro ou dispositivo cronometrador.

7. Cestos do pombo.

8. Um amigo ou um mentor bom.

9. Facilidades para os voos de treinamento.

10. Disponibilidade de Tempo.

Algumas imagens interessantes para o iniciante à Columbofilia




A maneira de prender um pombo para inspeccionar o olho.











As penas da cauda de um pombo competidor com barrado azul.







A asa direita de um pombo competidor barrado azul. As longas penas preliminares utilizadas nos voos, no lado da mão esquerda da fotografia. Há 10 delas e segue então as penas secundárias. A configuração das penas preliminares é tal que a pena longa de voo nº 10 está na parte externa e a pena nº1 preliminar esta junto às penas secundárias.








As penas de cobertura das penas longas de voo sob a asa do pombo. É muito importante ter uma cobertura boa entre a asa e o corpo do pombo. Isto impede o ar de escapar e melhora o voo.












O perfil da asa de lado. Tenha um olhar na ventilação bonita nas penas preliminares de voos da parte externa.









Uma ampliação das 5 penas preliminares de voo. Veja a ventilação entre as 3 últimas.








A maneira de prender um pombo.










A maneira abrir o bico e inspeccionar a garganta de um pombo.

Mike Tyson vai apresentar programa de televisão sobre corrida de pombos


Depois de se aventurar em um concurso de dança, Mike Tyson voltará à televisão, agora para apresentar um novo esporte: corrida de pombos. O ex-campeão mundial dos pesos pesados será o astro de um reality show sobre a modalidade em um canal de televisão americano. O programa será gravado em Nova York.

Tyson, que tem uma criação de pombos, mostrará, no programa, todo o processo de treinamento dos animais até as provas. O pugilista também levará seus pombos para as competições.

Segundo o canal “Animal Planet”, "Taking on Tyson" tem como objetivo apresentar ao público o “competitivo, bizarro e fascinante” mundo das corridas de pombos. O programa será gravado nos próximos meses e deve ir ao ar em 2011.