quarta-feira, 7 de abril de 2010

TUDO SOBRE A PRIMEIRA SEMANA DO POMBO CORREIO

O objetivo de qualquer programa de saúde é simplesmente manter as aves saudáveis. As maiorias dos criadores não querem perder tempo ou dinheiro em tratamentos desnecessários ou incorretos, no entanto, ao mesmo tempo não querem comprometer a saúde de suas aves por negligência ou qualquer tratamento benéfico. Programas não precisam ser desnecessariamente complexos. Erros na gestão da saúde nas equipas pode causar em longo prazo, o não alcançar o seu pleno potencial e, portanto para que um programa seja bem sucedido é importante que o criador não só compreenda o que está a fazer, mas também saiba por que o faz. Para efeitos práticos, o ano do pombo é dividido em várias fases, assim nós como criadores devemos saber o que fazer em cada fase para gerir a saúde das nossas aves.


A mesma ave na incubação, e aos 7 e 21 dias de idade

Desmamados Programa - 4 - 8 semanas de idade
Objetivo principal: Para permitir uma exposição controlada de organismos de doença, para que os jovens possam desenvolver uma forte imunidade natural. Isto é conseguido através de um ambiente livre de stress e evitando o uso de medicação, se possível.

O uso rotineiro de medicação durante este tempo deve ser evitada. Durante as primeiras semanas após o desmame, as aves estão expostas a uma série de organismos potencialmente nocivos. Um jovem num pombal bem administrado, não fica doente, mas sim através desta exposição desenvolve uma imunidade ao organismo. Desde que os jovens estejam saudáveis, um baixo nível de doenças como o cancro molhado, infecção respiratória ou coccidiose, neste momento pode ser considerada benéfico, na medida em que reforça o crescimento dos jovens "desenvolverem imunidade natural. O uso de medicamentos neste momento simplesmente interrompe esta exposição, como resultado o nível de imunidade natural das não é tão elevado. Por esta razão, um jovem só deve ser tratado se um problema de saúde progride ao ponto em que o pombo está doente, sendo então indicado o tratamento individual da ave em vez de tratamentos de toda a colônia. Tratamentos em conjunto são aplicados somente se existirem indícios de uma disseminação de doenças infecciosas ou superiores a 5% dos jovens efetivam. Os problemas de saúde que aparecem durante este tempo são categorizados em um dos quatro tipos. Estes são descritos no capítulo de Desmame.

Para um jovem de criar uma boa resposta imune criando uma forte imunidade natural após a exposição a organismos de doença, deve ser livre de Stress. O stress afeta a função do sistema imunológico. A prevenção do stress no momento pós-desmame também é abordado no capítulo, mas, essencialmente, que envolve o desmame de lotes de jovens juntos como grupos, onde a higiene, evitar superlotação e umidades e garantir as necessidades nutricionais sejam completamente satisfeitas.

Suplementação

Durante esta fase, os minerais cor de rosa, areia, de preferência uma pedra colheita deve estar sempre disponível. Um multi vitamínico solúvel na água, por exemplo, Multivite Plus, pode ser colocado na água para 1 - 2 dias por semana, enquanto um probiótico, Probac, por exemplo, na água para 1 - 2 dias por semana ajuda a manter uma população total de organismos benéficos do intestino, garantindo a completa digestão e assimilação dos nutrientes. Aditivos de óleo nas sementes, por exemplo, PolySeed Petróleo, podem ser usados para aumentar a vantagem energética e calorias teor da mistura de sementes. O óleo de alho é particularmente benefício nesta fase, não porque é nutritivo, mas porque contém os compostos alicina, que é um estimulante imunológico natural.

A ÉPOCA DA MUDA

A época da muda

A estação de muda começa logo após a campanha e acasalamento, e é muitas vezes referida como o off-season. Este não é, evidentemente, o caso, porque para criadores dedicados não existe fim temporada. A época da muda, é tão importante quanto o resto do ano, como é a fase de treinos e preparação para provas como a época de reprodução: os seus pombos devem receber apenas o melhor tratamento na fase da muda.

Outras recomendações para o período de muda:

• - Os Pombos devem descanso durante este período.

• - Separar os sexos, se possível. Está provado que os pombos mudam a pena mais depressa e com mais qualidade quando os sexos estão separados.

• - Evite treino intensivo, o fato é que um pombo que muda mais devagar quando treina demasiado.

• - Se possível, deixe os pombos fora para voar ao redor do pombal, uma vez por dia.

• - Deixe-os ter um banho, pelo menos duas vezes por semana.

• - Use a alimentação adequada para o período de muda-verde alimente com linhaça, óleo de fígado de bacalhau, pastilhas contendo aminoácidos essenciais, em particular methonine e lisina deve ser adicionado à sua comida numa base diária (grãos e minerais diariamente é uma obrigação). Note-se que muitos aglomerados destinados para os frangos podem ser um complemento alimentar muito bom neste período (adicionar cerca de 20%).

• - Uma mistura multivitamínica comercial deve ser administrada duas vezes por semana.

• - Grande cuidado deve ser tomado para que todos os pombos tenham alimento suficiente. Durante este período, eles não devem passar fome.

• - Esteja ciente de uma boa condição do pombal. Este deve estar sempre limpo e livre de poeira e deve ser bem ventilado. Em geral, um pombo necessita de mais oxigênio na estação de muda do que o normal para permitir que o pombo produza sangue. Deve ser tomado cuidado para não permitir correntes de ar fresco no pombal.

Seguindo essas recomendações, irá garantir uma ave forte e saudável com o melhor potencial para executar a próxima temporada!