quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Doença, sintomas & Tratamento.


SALMONELOSIS OU PARATIFOSIS



Doença dos pombos jovens que lhes causa uma morte prematura sem sintomas específicos. Os pombos adultos que se curam transformam-se em portadores e continuam eliminando salmonelas, pelo que sempre é preferível eliminá-los. Na postura podem transmitir a doença através dos poros da casca dos ovos.
AGENTE CAUSAL: almonela Typhimurium
TRANSMISSÃO
Oral: Pelo alimento ou na água da bebida.
Aérea: Por inalação do pó.
Ovárica: Do ovário ao ovo.
SINTOMAS
1 - Intestinal: Diarréia com fezes espessas rodeadas de mucos, elementos não
digeridos em água suja de cor parda ou verde, espumoso. Engrossamento da cloaca.
Adelgaçamento.
2 - Articular: do intestino passa ao sangue e daí ás articulações de maior movimento (cotovelo). Asa caída
3 - Orgânica: ataca todos os órgãos manifestando-se com uma respiração curta e debilitamento geral.
4 - Nervosa: ataca o cérebro e a espinal medula produzindo:
- perda de equilíbrio
- paralisia
- torcicolos (parecido com New Castle)
DIAGNÓSTICO: Sorológico, ou seja, os anticorpos do sangue dos animais infectados.
TRATAMENTO
- Antibióticos: Tetraciclinas -- seguir a dosagem recomendada pela bula da embalagem, e sempre continuar a administração do medicamento por pelo menos dois dias a mais.
- Enrofloxacina (flotril) injetável com 0,10 ml no músculo peitoral duas vezes ao dia, e aplicar até dois dias após a cura.
- Furazolidona Mínimo 15 dias, por isso não convêm. (a ave fica muito debilitada) recorrer a furazolidona quando não encontrar outros medicamentos.
- Zelotril ( Baytril ou genéricos) 2ml para cada litro de água durante 10 dias em seguida, pode ser injetado no local da lesão também. Você deve hidratar os animais e para reaver a flora nada melhor que um levedo de cerveja. A forma injetável é mais eficaz, dosagem indicada de 0,10 ml no músculo peitoral.
- TRIBRISSEN injetável a 0,05 ml por aplicação intra-muscular (músculo peitoral) uma vez ao dia até dois dias depois da cura. Com seringa de insulina e agulha ultrafina.
- Terramicina Pó Solúvel com antigerme 77 da Pfizer.
PROFILAXIA
De nada adianta vitaminas, alimentos balanceados, medicamentos de primeira linha se o pombal é um desastre em termos de manutenção e limpeza.
É necessário dedicação e atenção para esse item, pois limpeza = saúde e saúde = a bons pombos e bons resultados e com uma colônia estável.
Economia de tempo e dinheiro com o manejo adequado e higiene, dificilmente se enfrenta surtos de doenças.
Limpeza e desinfecção (pelo menos semanal). OBRIGATÓRIO!
1 - 2 dias de antibióticos cada 15 dias. Tipo a terramicina pó solúvel com antigerm 77 da pfizer ou Norflomax da ouro fino.
Vitaminas – é a famosa água amarela, vitagold, potenay e outros da mesma linha, normalmente é bom variar essa suplementação variando as marcas usadas.
Outra forma de prevenção é a adição de vinagre ou água sanitária na água, pois produz um ambiente ácido no nos intestinos das aves tornando o ambiente inadequado para as bactérias.
Dosagens: vinagre - uma colher de sopa por litro de água.
Água sanitária: duas gotas por litro de água. (depende muito da marca devido a concentração de cloro).
Outra forma super eficaz de se controlar a salmonelas e outras infecções por bactérias é o uso do do Layinex da quinabra.
IMPORTANTE
É uma ZOONOSE (pode contagiar o homem por contato direto).
Se o seu pombal não é limpo regularmente, não é desinfetado, pulverizado periodicamente, você corre o risco de contrair essa doença quando estiver com a sua resistência orgânica em baixa (caso de quando está gripado ou muito estressado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário