quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Doença, sintomas & Tratamento.


POQUETES



DESCRIÇÃO
O vírus das poquetes produz alterações típicas na pele e mucosas dos pombos. Não é contagioso aos humanos ou outros mamíferos.
SINTOMAS
Na pele - aparece uma acumulação de crostas na pele (poquetes), especialmente próximo das mucosas dos olhos e região do bico e nas patas. O vírus penetra através de pequenas lesões (arranhões, bicadas e picadas de insetos). As poquetes distinguem-se claramente da pele, apesar de estarem firmemente presas a ela. (NB: Não remova as lesões; pode causar sangramento).
Na mucosa - Formam-se excrescências difíceis de remover na mucosa das cavidades do bico e garganta. Estas excrescências podem impedir a ave de se alimentar, beber e respirar.
A infecção é geralmente benigna (não prejudicial), desde que as lesões da pele e mucosas - que podem manifestar-se simultaneamente - sejam controladas e se confinem ao local afetado. A situação piora se o vírus entrar na corrente sanguínea e colonizar os órgãos internos. A infecção das Poquetes dura 3-4 semanas, ou até várias semanas ou meses no caso de pombos subnutridos. Afecções bacterianas secundárias podem complicar a evolução da doença.
TRATAMENTOS
O tratamento é feito administrando aureomicina (clorotetraciclina ) e também se não achar a Tetraciclina pode ser usada também, mas de preferência para a aureomicina.
Dosagem é de uma cápsula ou comprimido por dia durante 8 dias, ou até o completo desaparecimento das poquetes, se encontrar em pó verifique na embalagem a dosagem e use por no mínimo 8 dias – 10 dias.
Conjuntamente administrar um suplemento de vitaminas do complexo B12.
Poquetes (pipocas) é doença que só aparecem em pombais sem limpeza e higienização adequadas, se não seguir os manejos de limpeza do pombal e prevenção com os pombos, vai sempre ter problemas.
IMPORTANTE
Não forneça aos pombos alimentos que contenham cálcio (ex.: grit) durante o tratamento, uma vez que o cálcio bloqueia a clortetraciclina reduzindo a sua eficácia. Os pombos afetados não devem fazer vôo livre.
Não fornecer água para o banho.
 
DIAGNÓSTICOS
As duas formas podem ser identificadas de maneira relativamente simples, pelo aspecto típico das crostas ou depósitos na pele ou mucosas. Suspeita-se da existência da doença, pode obter-se uma confirmação pelo exame microscópico de tecidos afetados, detectando as chamadas "marcas Bollinger" que contêm grandes quantidades do vírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário